Conhecimento sobre o produto: O promotor deve ter um bom conhecimento sobre os livros e os autores disponíveis na loja. Isso inclui entender os gêneros, as últimas novidades do mercado literário e saber identificar o que pode interessar aos diferentes perfis de leitores.
Comunicação eficaz: Precisa ser capaz de se comunicar bem com os livreiros, orientando-os, tirando dúvidas e sugerindo livros de acordo com os gostos e preferências deles. A comunicação deve ser clara, amigável e empática.
Proatividade: Ter iniciativa para organizar e manter a livraria bem-arrumada, destacando novos lançamentos e promoções. (sempre alinhado com os responsáveis das lojas)
Organização: Como a livraria pode ter uma grande quantidade de títulos, é importante ser organizado. O promotor deve garantir que os livros estejam corretamente dispostos, as prateleiras limpas e que os estoques sejam monitorados.
Criatividade: Para atrair a atenção dos clientes, é importante que o promotor seja criativo. Isso pode incluir a criação de vitrines temáticas, ações promocionais, e até sugerir livros para grupos específicos, como leitores jovens, adultos ou de nichos literários.
Amor pela leitura: Embora não seja obrigatório, ter um interesse genuíno por livros e leitura torna o trabalho mais natural e permite uma maior conexão com os clientes.
- Escolaridade:
Ensino médio completo, superior será um diferencial.