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TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Responsabilidades: ;



  • Colaborar com a Política de Saúde e Segurança no Trabalho;

  • Informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização;

  • Analisar os métodos e os processos de trabalho, as condições ambientais e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação, neutralização ou seu controle e sempre mantendo os trabalhadores informados sobre os riscos e medidas adotadas; ;

  • Executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultantes alcançados, adequando-os estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação, beneficiando o trabalhador;

  • Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos;

  • Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; ;

  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente; Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previsto na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço; ;

  • Levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual; Articular e colaborar com os setores responsáveis pelos recursos humanos, fornecendo-lhes resultados de levantamentos técnicos de riscos das áreas e atividades para subsidiar a adoção de medidas de prevenção em nível de pessoal;

  • Articular e colaborar com os órgãos e entidades ligados à prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; ;

  • Trabalhar de acordo com as normas do Sistema de Gestão Integrado e Segurança do Trabalho; ;

  • Assegurar que o sistema de gestão de SSO esteja conforme os requisitos da ISO 45001 em sua versão vigente; Relatar o desempenho do sistema de gestão de SSO para a alta direção, através de indicadores, reuniões de análise crítica e demais ferramentas disponíveis; ;

  • Coordenar e gerenciar equipes de segurança, inclusive a Brigada de Incêndio, promovendo os treinamentos, delegando tarefas e supervisionado os trabalhos designados em cada atividade relacionada a manter os procedimentos de segurança na empresa; ;

  • Participar na condução de auditorias internas e externas nos processos relacionados ao SSO;

  • Participa na Gestão dos EPI e EPC; ;

  • Realizar todo o processo de implementação da CIPA, edital de eleição, candidatura dos empregados interessados, votação, eleição, posse, treinamentos pertinentes da comissão e dos designados da CIPA bem como apoio técnico nas reuniões mensais e demais demandas pertinentes; ;

  • Prestar apoio técnico ao Departamento de Compras na aquisição de EPI, EPC e demais equipamentos de segurança, como os de combate a incêndio; ;

  • Sugerir, prestar apoio técnico e implantar melhorias aos processos já existentes bem como implementar novos procedimentos na área de SSO.


Requisitos: ;



  • Formação completa em Técnico de Segurança do Trabalho.

  • Registro ativo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

  • Conhecimento das Normas Regulamentadoras (NRs).

  • Habilitação categoria B (carro);

  • Experiência comprovada como técnico em pelo menos 3 anos.

  • Conhecimento da ISO 45001.



Habilidades: ;



  • Boa comunicação verbal e escrita.

  • Capacidade de trabalhar em equipe.

  • Proatividade e organização.

  • Conhecimento em informática (Pacote Office).

  • Habilidade de identificar e solucionar problemas.





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